Skip to main content

TESTE DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA JAPONESA

Exame de Proficiência em Língua JaponesaNihongo Nouryoku Shiken (日本語能力試験), é um exame que serve para comprovar e certificar o conhecimento em língua japonesa em estudantes não nativos. O exame ocorre duas vezes no Japão e outros países da Ásia e uma vez por ano em outros países, incluindo no Brasil.

O exame também é conhecido como JLPT, uma sigla para “Japanese Language Proficiency Test”. A certificação possui cinco níveis (N5, N4, N3, N2 e N1). O nível N5 é o mais básico, enquanto o N1 é o mais avançado. O estudante escolhe qual nível deseja prestar de acordo com seu conhecimento e uma vez aprovado no teste, recebe o certificado equivalente.

Para que serve esse exame?

A aprovação no Exame de Proficiência em Língua Japonesa pode ser útil de diversas maneiras. Por exemplo, uma empresa pode anunciar um cargo cujo um dos principais requisitos seja “possuir conhecimentos em língua japonesa no nível N3 ou equivalente”. Nesse caso, se você tiver o certificado do N3 ou superior, poderá comprovar seu conhecimento da língua perante o empregador.

Ou então, uma universidade japonesa pode exigir que, para um estudante estrangeiro ingressar em seu programa de pós-graduação, ele possua o nível N2 do exame. Pra quem deseja por exemplo, ser um voluntário durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 também é interessante fazer o exame pois isso pode aumentar as chances de ser selecionado.

Há um tempo, especulou-se que o conhecimento do idioma poderia ser um dos critérios usados pela imigração em relação à emissão de vistos de trabalho. Por enquanto, nada foi oficializado, no entanto a liberação de vistos para yonsei (4° geração) trouxe regras mais rígidas, dentre elas, a exigência do certificado do nível N4 do teste de proficiência da língua japonesa.

Portanto, vale a pena estudar japonês e se preparar para o JLPT. Outro detalhe importante é que você não precisa passar por todos os níveis se julgar não necessário. Por exemplo, se você tiver já um bom conhecimento de japonês, pode tentar passar no N3 mesmo sem ter prestado o N5 ou N4, e assim por diante. O único requisito é tirar a pontuação mínima.

Como saber em que nível me encontro?

No site oficial do exame há testes para cada nível onde você pode usar como base de estudo e também para determinar o seu nível. Dessa forma você poderá se preparar melhor escolher o nível que está mais de acordo com seu conhecimento de japonês. Para ter uma noção em relação ao grau de dificuldade, você também pode consultar a tabela abaixo.


Onde fazer a inscrição: 


Comments

Popular posts from this blog

13 MANEIRAS DE RESPONDER AO "THANK YOU"

"Thank you" significa "Obrigado" e é usado para expressar gratidão em situações formais. Mas você sabe como responder a este agradecimento? Veja logo abaixo treze maneiras de responder quando alguém agradece dizendo "Thank you":  13 Ways to Respond to Thank You (13 maneiras de responder quando alguém agradece dizendo 'Thank you'): You’re welcome. You’re  very  welcome. That’s all right. No problem. No worries. Don’t mention it. It’s my pleasure My pleasure. Anytime. It was the  least  I could do. Glad to help. Sure! Thank YOU. @lineinstitutional

HAVER/EXISTIR - THERE IS/ARE

A forma verbal em inglês there to be expressa sentido de haver, existir ou ter, em português. Em inglês, o verbo varia de acordo com o número, de singular para plural, e de acordo com a variação temporal de presente para passado e futuro. O there to be é constituído pelo there + o verbo to be (is/are). Logo temos duas formas, o there is e o there are. A primeira significa existe, há, ou tem; a segunda, existem, há. Observe: Presente singular afirmativo Presente plural afirmativo There is a car in the street. (Existe um carro na rua.) There are 2 books in my bag. (Há 2 livros na minha bolsa.) There is someone waiting for you. (Há alguém esperando por você.) There are some dogs in the garden. (Há alguns cachorros no jardim.)   *Para a forma negativa, apenas acrescentamos a palavra NOT. ...

APRESENTAÇÃO EM INGLÊS - PASSO A PASSO (INTRODUCTION)

Em uma apresentação, o mais importante é sempre a abordagem. Para iniciá-la é interessante que você use um dos cumprimentos abaixo, a depender do momento:  Good morning (bom dia); Good afternoon (boa tarde); Good evening (boa noite); Hello (olá); How are you? (como vai você?); Hi (oi). Os cumprimentos são uma forma educada de chamar a atenção do falante para dialogar.  Após ter cumprimentado, diga seu nome e pergunte o nome da outra pessoa:  My name is... What's your name?  Tendo falado seu nome, agora é hora de dizer a idade, que pode ser expressada de acordo com o exemplo abaixo: I'm 25 (I'm twenty five).  Outro ponto para o qual devemos da atenção é que em uma apresentação é importante dizermos algo sobre nossa formação acadêmica ou profissão:  I'm an English teacher (a doctor, a nurse, a dentist, a model, an engineer, a police officer, a chef, a singer, a taxi driver, etc).  *A expressão sublinhada acima pode ser substituída por qualqu...